Conforme dados da última pesquisa do Idis e do Datafolha, mais da metade da população (56%) fez ou faz algum tipo de atividade voluntária.
Ajudar ao próximo tem sido uma prática crescente entre os brasileiros, principalmente desde a pandemia da Covid-19. O trabalho voluntário, que já era uma forma de contribuição social significativa, ganhou ainda mais força com o aumento das necessidades em várias áreas da sociedade. Organizações não governamentais (ONGs) e grupos voluntários têm atuado em diversas frentes, desde o apoio a comunidades vulneráveis até ações de preservação ambiental e de promoção da saúde mental.
Conforme dados da última pesquisa de Voluntariado no Brasil do Desenvolvendo o Investimento Social (Idis) e do Datafolha, de 2021, 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito algum tipo de atividade voluntária. Os resultados foram muito positivos quando comparados às últimas edições da pesquisa, em 2011 (25%) e em 2001 (18%). O levantamento também mostrou que, em 2021, 34% dos entrevistados estavam comprometidos com atividades voluntárias, o que corresponde a 57 milhões de brasileiros.
Nos picos mais altos da pandemia, mesmo com o isolamento social, 47% dos entrevistados relataram praticar mais o voluntariado, tendo como atividade mais comum a distribuição de recursos (61%). No mesmo período, 21% passaram a fazer atividades voluntárias on-line, sendo as mais comuns as atividades de apoio psicológico e de educação.
O cenário pós-pandêmico despertou em muitos um sentimento de coletividade e empatia, levando milhões de pessoas a oferecerem seu tempo e habilidades para causas importantes. A crescente adesão ao voluntariado é uma prova do desejo da população de fazer a diferença, seja através de pequenos gestos ou de projetos de maior escala.
Na Seara Bendita o trabalho voluntário também é um pilar fundamental. Nossos voluntários atuam em diversas frentes, promovendo atividades que vão desde o auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade até a promoção de eventos educacionais e culturais para jovens e crianças. Esse espírito de solidariedade e serviço é o que nos motiva a continuar trabalhando por um mundo melhor.