Blog da Seara Bendita

Espírito

O que é o Espírito?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Não é fácil analisar o espírito apenas com a nossa linguagem, pois ele nada é para nós, porque não é palpável. Desde que se admite a existência da alma e sua individualidade após a morte, é obrigatório também que se admita, primeiramente, que a sua natureza difere da do corpo, visto que, separada deste, deixa de ter as propriedades peculiares ao corpo e que, segundo, desfruta da consciência de si mesma, porque é passível de alegria ou de sofrimento, sem o que seria um ser inerte, caso em que de nada nos valeria possuí-la. Admitido isso, tem que se admitir que essa alma vai a algum lugar. Segundo algumas religiões, vai para o céu ou para o inferno. Mas, onde ficam o céu e o inferno? Como a doutrina da localização das almas não pode harmonizar-se com os dados da Ciência, outra doutrina mais lógica nos indica não um lugar determinado e circunscrito, mas o espaço universal: as almas formam um mundo invisível, no qual vivemos imersos, que nos cerca e interage conosco incessantemente.

Essas almas que povoam o espaço são precisamente o que se chamam espíritos. Assim, pois, os espíritos são as almas dos seres humanos, despojadas do invólucro corpóreo. A sobrevivência à morte do corpo está provada de maneira irrecusável e até certo ponto palpável, pelas comunicações espíritas. A individualidade da alma é demonstrada pelo caráter e pelas qualidades peculiares a cada um.

O espírito é o ser principal, porque é o ser que pensa e sobrevive. O corpo não passa de um acessório do espírito, de um revestimento, uma roupagem, que ele deixa, depois de usada. O espírito é um ser individual e circunscrito, ao qual só falta ser visível e palpável, para se assemelhar aos encarnados. Há, portanto, no ser humano um princípio inteligente a que se chama alma ou espírito, independente da matéria, e que lhe dá o senso moral e a capacidade de pensar.

Espírito, por definição, é o princípio inteligente do Universo. A inteligência é um atributo essencial do espírito, porém, inteligência e espírito se confundem em um princípio comum, de maneira que, para nós encarnados, parecem a mesma coisa.

O espírito independe da matéria, mas a união do espírito e da matéria é necessária para dar inteligência à matéria. Essa união é igualmente necessária para a manifestação do espírito. Há, então, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito, e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal.

Ao mesmo tempo que criou mundos materiais desde toda a eternidade, Deus tem criado espíritos desde toda a eternidade. Havendo Deus criado desde toda a eternidade e, criando incessantemente também desde toda a eternidade, tem havido seres que atingiram o ponto culminante da escala espiritual. Progredir é a condição normal de todos seres espirituais e a perfeição relativa é o fim que devem alcançar.

Os espíritos não tem sexo como o entendemos, porque os sexos dependem da organização física. Há amor e simpatia entre eles, mas baseados na harmonia dos sentimentos.

A vida espiritual é a vida normal do espírito: é eterna. A vida corporal é transitória e passageira, não é mais do que um instante na eternidade.

 

Vide O Livro dos Espíritos, Parte Segunda, Capítulo I, Dos Espíritos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Outras publicações

Como comprar?

Escolha seus produtos e selecione abaixo como deseja realizar seu pedido:

Por telefone

Opção 3

Por e-mail

Por WhatsApp

Ou se preferir, solicite agora mesmo através do formulário abaixo.

Doações em dinheiro

Caixa da Secretaria Administrativa

Se você preferir, pode fazer a sua doação em dinheiro ou cartão de crédito/débito, diretamente em nossa Secretaria Administrativa, na sede da Seara, na Rua Demóstenes, 834 – Campo Belo.

Horários:

Doações em dinheiro

PIX

Utilize nossa chave PIX:
CNPJ:  62.629.613/0001-40

Ou, utilize o QRCode abaixo para fazer usa doação.

Doações em dinheiro

Transferência Bancária

Faça o depósito em uma das contas bancárias informadas abaixo:

CNPJ 62.629.613/0001-40 

Entre em contato
com a Seara Bendita

Por telefone

E-mail

Se preferir, envie um e-mail agora mesmo:

Saiba como chegar

Rua Demóstenes, 834, Campo Belo – São Paulo – SP