Taylor Caldwell dedicou anos de estudo intenso para escrever O grande amigo de Deus , um romance sobre um dos mais apaixonados, inteligentes e dedicados apóstolos do cristianismo primitivo, Saul de Tarshish, ou, como os romanos o chamavam, Paulo de Tarso, o intelectual, advogado e teólogo fariseu, conhecido como Apóstolo dos Gentios.
Paulo exerceu mais influência no mundo ocidental e na cristandade do que a maioria de nós conhece, pois o cristianismo, que ele diligentemente espalhou pelo mundo, é o alicerce da jurisprudência, da moral e da filosofia modernas do Ocidente. Graças a seu vigor espiritual e mental, seu esforço e sua justiça, ele criou uma nova sociedade e fomentou a causa da liberdade, amplamente disseminadas nos últimos dois mil anos.
Neste livro Taylor Caldwell expõe mais o que São Paulo foi – um homem comum, com os próprios desesperos, com suas angústias, dúvidas, raivas e intolerâncias – e enfatiza menos o que ele fez. Várias obras enfocam apenas o apóstolo, mas, em O grande amigo de Deus, a autora se preocupou com a individualidade de Paulo de Tarso, como ser humano e como santo, aliada a tudo aquilo que o influenciou como cidadão e advogado romano, e como judeu fariseu de grande sabedoria, inteligência e fé duradoura. Taylor Caldwell recria em forma de romance a vida fulgurante de Paulo de Tarso, o apóstolo São Paulo, que há vinte séculos enfrentou o mundo e o transformou.
Taylor Caldwell, uma das mais talentosas escritoras contemporâneas, consegue retratar de forma emocionante todo um período da Era Bíblica e o drama pungente de um homem que se tornou lenda, se tornou santo.
O grande amigo de Deus é uma história emocionante que recria as realizações de Paulo de Tarso ao longo de uma vida repleta de viagens missionárias que modelaram o que ele verdadeiramente foi: um homem extraordinário, mas com as dúvidas e as fraquezas inerentes aos seres humanos.