SIGA-NOS
Área restrita

Literatura Espírita

'O livro espírita é farol abençoado que aponta rumos na noite das paixões e abre caminhos na selva densa da ignorância, libertando o ser de sua inferioridade e impulsionando-o ao avanço.'

Divaldo Pereira Franco

A mensagem libertadora do Espiritismo explica o vigor do mercado editorial espírita, não só no que se refere à venda de livros, mas sobretudo pelo número exuberante de obras.

O pensamento espírita desperta amplo interesse em todos os que procuram entender o sentido da vida e o papel da morte à luz de sua consoladora afirmação da pluralidade das existências.

E não faltam autores, tanto no plano espiritual quanto encarnados, que se propõem a missão de abrir horizontes, partilhar vivências, esclarecer as mentes e consolar os corações, segundo a Doutrina Espírita e sua Codificação por Allan Kardec.

É o que prova a extensa bibliografia aqui relacionada. As obras nela inseridas informam sobre os primeiros anos do Cristianismo (Emmanuel/Chico Xavier), o Espírito da Verdade e a terceira revelação (Kardec e Léon Denis, entre inúmeros outros) e a descoberta do Plano Espiritual (André Luiz/Chico Xavier). Há igualmente roteiros e manuais para o desenvolvimento espiritual e a reforma íntima (Ney Prieto Peres, Edgard Armond, Abel Glaser).

Aos livros, portanto, porque sem estudo não há progresso e o próprio Kardec ensina: 'Amai-vos e instruí-vos'.

 Obras de Referência na Literatura Espírita

A literatura espírita é muito rica, com uma vasta oferta de obras mediúnicas e outras escritas por estudiosos e pesquisadores do Espiritismo, apresentando valiosa contribuição para o entendimento das questões transcendentes do espírito imortal e de suas existências físicas.

Dentre esse acervo, crescente em escala geométrica a cada dia, é recomendável que jamais deixemos o contato com as obras fundamentais codificadas por Allan Kardec, a fim de mantermos sempre a segurança doutrinária e sabermos distinguir, pela lógica e lucidez, o conteúdo espírita.

Nessa diretriz, a Seara Bendita recomenda as seguintes obras espíritas:

 I – RESUMO DOS LIVROS DA CODIFICAÇÃO BASEADOS NA DEFINIÇÃO DE KARDEC

O LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857)
Princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com o homem, as leis morais, a vida presente e futura. 

REVISTA ESPÍRITA (1858)
Periódico mensal, publicado por Kardec entre 1858 e 1859, trata de diversos assuntos, como fenomenologia mediúnica, moral evangélica e via no mundo espiritual. 

O QUE É ESPIRITISMO (1859)
Introdução ao estudo da Doutrina, um manual que discorre sobre os pontos fundamentais do Espiritismo em linguagem fácil e acessível. 

O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861)
Guia dos médiuns e evocadores com a teoria de todos os gêneros de manifestações e os meios de comunicação com o mundo invisível. 

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864)
Explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações em nossa vida. 

O CÉU E O INFERNO (1865)
A justiça divina segundo o Espiritismo, com exame sobre as penalidades e recompensas futuras, anjos e demônios e exemplos acerca da alma após a morte. 

A GÊNESE (1868)
Os milagres e as predições segundo o Espiritismo, pois, Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. 

OBRAS PÓSTUMAS (1890)
Aborda assuntos como caráter e consequências religiosas das manifestações dos espíritos, expiações coletivas, as cinco alternativas da humanidade e a vida futura. 

Observação: O Evangelho deve ser para a leitura diária. As demais, gradual e sucessivamente, levarão ao estudioso as noções  mais importantes sobre a Doutrina Espírita.

 
Clique na imagem para baixar PDF.

 

 

 

 

 

 

II – COMPLEMENTAÇÃO, COMO AUXÍLIO À REFORMULAÇÃO INTERIOR, OBRAS PSICOGRAFADAS POR FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER E OUTROS AUTORES 

CAMINHO, VERDADE E VIDA – Emmanuel PÃO NOSSO – Emmanuel VINHA DE LUZ – Emmanuel FONTE VIVA – Emmanuel PALAVRAS DE VIDA ETERNA – Emmanuel AGENDA CRISTÃ – André Luiz CONDUTA ESPÍRITA – André Luiz

JESUS NO LAR – Neio Lúcio LUZ ACIMA – Humberto de Campos PONTOS E CONTOS – Humberto de Campos BOA NOVA – Humberto de Campos RENOVANDO ATITUDES – Francisco do Espírito Santo HORIZONTES DA MENTE – Miramez HORIZONTES DA FALA – Miramez HORIZONTES DA VIDA – Miramez EVANGELHO NO LAR – Maria T. Compri SINAL VERDE – André Luiz


 III – COMPLEMENTAÇÃO, OBRAS DE ANDRÉ LUIZ, PSICOGRAFADAS POR FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, ALGUMAS EM PARCERIA COM WALDO VIEIRA 

  • NOSSO LAR
  • OS MENSAGEIROS
  • MISSIONÁRIOS DA LUZ
  • NO MUNDO MAIOR
  • LIBERTAÇÃO
  • ENTRE A TERRA E O CÉU
  • NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE
  • AÇÃO E REAÇÃO
  • SEXO E DESTINO
  • E A VIDA CONTINUA
  • MECANISMOS DA MEDIUNIDADE

 

Observação: O conjunto de obras de André Luiz, para sua correta assimilação, deverá ser precedida do estudo das obras da codificação de Allan Kardec.

 
IV – COMPLEMENTAÇÃO – História do Espiritismo – Arthur Conan Doyle

V – ROMANCES ESPÍRITAS -  Obras psicografadas por médiuns recomendadas, a saber:

  • Francisco Cândido Xavier
  • Luiz Sérgio
  • Yvonne Pereira
  • Divaldo Pereira Franco


RECOMENDADAS TAMBÉM PARA JOVENS

  • Vera Lúcia Marinzeck
  • Richard Simonetti

 

A indicação das obras é feita de forma a que os que estão iniciando na Doutrina Espírita, se familiarizem gradualmente com as suas noções básicas.

 

Leia  -  Estude  - Divulgue