Quando a ideia de suicídio surgir na sua cabeça, pense primeiro na infinita bondade de Deus, que te colocou neste planeta, bem estruturado para te dar segurança no universo.
Depois, peça ajuda aos Mensageiros da Providência Divina.
Pense no Amor e na necessidade das pessoas que convivem com você. Mesmo que você não saiba o quanto elas te amam e não consiga medir o quanto você é importante para elas, pense no sofrimento que causaria a elas se você se machucasse.
Se a ideia de suicídio continuar te atormentando, mesmo que você se sinta mal, tente se ocupar com algum trabalho útil para quem está à sua volta.
Visite um hospital e veja as vantagens que você tem comparadas às dificuldades de muitas pessoas com doenças graves.
Vá a um instituto beneficente onde pessoas precisam de apoio total. Alguns minutos de conversa amigável podem ser uma grande ajuda para eles.
Pense em alguém que esteja passando por dificuldades e tente ajudar essa pessoa, aliviando suas preocupações.
Visite irmãos em presídios que você conheça e ofereça algum pequeno favor a eles.
Leia algo que possa renovar seus pensamentos.
Dedique-se a ajudar o próximo, seja quem for, e se esforce para esquecer de si mesmo. Destruir seu corpo não é apenas uma desconsideração com as bênçãos da vida, mas também te fará enfrentar seus próprios problemas internos por um tempo indefinido.
A oração é de valor inestimável para quem sofre. Devemos orar sempre que enfrentarmos um desafio ou passarmos por provações na vida.
Portanto, alguém com pensamentos suicidas ou querendo fugir da vida, independentemente dos motivos, deve buscar conforto espiritual na oração.
Emmanuel, XAVIER, Francisco Cândido. Pronto-socorro. Cap. 30.