SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 187 - Maio/Junho 2023

Sumário

8 / Homenagem
Há Espíritos que vêm à Terra para trazer luz e paz e quando iluminam e pacificam o ambiente vão embora. Foi o que aconteceu com a nossa querida Dona Cândida Ghirello, esteio forte que amparava a todos, consolava, unia e arrebanhava voluntários com doçura e exemplo.

12 / Filosofia
Quanto mais exercita o livre-arbítrio em suas diversas experiências reencarnatórias, mais o Espírito se afina às leis divinas. Esse despertar amplia sua consciência e cada ação passa a ser feita no sentido do bem.

14 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 904 a 914 – Parte terceira: “Das Leis Morais”, Capítulo XII, “Da Perfeição Moral”, item “As virtudes e os vícios” (continuação),”Paixões” e “O egoísmo”, são o tema desta edição com os comentários de Marcelo Bizzi.

19 / Sonhadores
Zilda Arns foi um alento divino às crianças e aos idosos do Brasil. Fundou e coordenou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

20 / Espiritismo
Disposto a fundamentar as observações em uma análise crítica, Kardec elaborou um método: a convergência das ideias obtidas em várias fontes independentes, e não em opiniões ou perspectivas de uma única fonte.

22 / Capa
• Há um consenso generalizado entre os espíritas quanto à aceitação irrestrita do axioma kardecista sobre a fé raciocinada, condição em que a colocou o codificador ao fazer a crítica da fé.

• Jesus apresentou a fé como força intrínseca, latente em todas as criaturas, que se pode expandir, Paulo desobrigou os cristãos da obediência aos ditames da lei judaica enquanto Santo Agostinho dogmatizou a fé ao fechar questão sobre ela e negar-lhe qualquer possibilidade de crítica.

• Os fundamentos da nova fé disseminada pelo apóstolo Paulo contrapõem-se às rígidas práticas e formalismos da religião judaica. Em sua “Epístola aos Romanos”, expõe a necessidade de conteúdo doutrinário próprio para o Cristianismo e o consequente distanciamento e desvinculação da velha religião dentro da qual teve sua origem.

30 / Parábolas de Jesus
Em “Parábola do festim das bodas” (Mt, 22: 1-14), Jesus usa um grande acontecimento recusado pelos convidados como metáfora para o descaso em relação às leis divinas e adverte para as consequências.

32 / Seminário
A terceira encarnação conhecida de Joanna de Ângelis se deu no final de 1648, no México. Foi filha de um capitão espanhol e de uma americana de descendência espanhola e era considerada uma criolla (mestiça).

34 / Personalidade do Espiritismo
A quarta edição de A Interpretação dos Sonhos (1914), de Sigmund Freud, criador da psicanálise, cita positivamente Carl du Prel como um místico e cujas conclusões são próximas a suas ideias e se aplicam à obra de Freud.

36 / Psicologia
Há comportamentos de determinadas pessoas que não deixam dúvidas: imaginam “estar arrasando” quando usam palavras às vezes duras ou deixam transparecer segurança e controle sobre si mesmas.

38 / Infantil
A visita de um mês à casa de Neuzinho havia sido prazerosa e divertida. No retorno às aulas, depois de contar as novidades aos amigos e à professora, o que todos queriam era iniciar logo as atividades de ajuda ao próximo.

40 / Literatura
Por ser o primeiro livro psicografado por Chico Xavier e trazer tantas verdades, esperança, leveza, sonhos e realidade, Parnaso de Além-Túmulo foi estudado por especialistas, que atestaram o estilo dos poetas.

42 / Dicas Culturais
Uma narrativa exuberante dos dramas cotidianos de um casal de orientais que vive nos EUA (Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo); uma comédia com críticas ferozes e hilárias à sociedade atual: a falsidade do mundo da moda (Triângulo da Tristeza); e as memórias de infância do cineasta Steven Spielberg, com sua trajetória, família e carreira (Os Fabelmans).