SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 185 - Janeiro/Fevereiro 2023

Sumário

8 / Parábolas de Jesus 1A
Revista Seareiro inicia série sobre as parábolas de Jesus a partir de uma visão Espírita. Mas o que é parábola? Conheça um pouco mais a respeito deste recurso pedagógico que o Mestre utilizou para expor seus ensinamentos.

10 / Parábolas de Jesus 2
A compaixão e o amor ao próximo, ensinamentos de Jesus amplamente abordados nos Evangelhos, aparecem com destaque na famosa “Parábola do Bom Samaritano”, passagem que evidencia vícios humanos que atravessam séculos.

12 / Reflexão
A maioria das misérias dos homens tem sua origem no egoísmo e no orgulho. Dão-se quando cada um pensa em si antes de pensar nos outros e quer seus desejos satisfeitos a qualquer preço.

14 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 883 a 892 – Parte terceira: “Das Leis Morais”, Capítulo XI, “Lei de Justiça, de Amor e Caridade”, itens “Direito de propriedade. Roubo” (continuação), “Caridade e amor do próximo” e “Amor materno e filial”.

19 / Bendita Semente
Em 03 de novembro de 2022, dia do seu aniversário de 71 anos, a Seara Bendita foi presenteada com uma mensagem psicofônica do fundador José Klörs Werneck, recebida pela médium Rosaine Gonçalves.

20 / Homenagem
Aureliano Bonaldi, trabalhador voluntário da Seara Bendita durante quase seis décadas e ativo colaborador de outras instituições e casas espíritas, retornou à pátria espiritual em novembro do ano passado.

22 / Capa
• Lançado em 15 de janeiro de 1861, em Paris, O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, uma das cinco obras básicas da Doutrina Espírita, traz explicação de diversos fenômenos reconhecidos como manifestação dos Espíritos, as condições em que acontecem e orienta o desenvolvimento e o exercício da mediunidade. Essa obra fundamental do Espiritismo completa 162 anos.

• Sempre que se refere à mediunidade, Kardec considera a predisposição do intercâmbio com os Espíritos um dom com o propósito de servir e praticar a caridade, seja em benefício de uma única pessoa, muitas vezes acometida pela dor física ou moral, seja em benefícios de muitos, com mensagens transformadoras, necessárias à evolução dos Espíritos encarnados. Imbuído do firme propósito de servir, o médium não tem o que temer e está isento de qualquer risco.

• A conversão de Paulo após o encontro com Jesus na Estrada de Damasco, evento celebrado no dia 25 de janeiro, não foi o único episódio espiritual vivido pelo apóstolo dos gentios. Ele usou sua mediunidade em vários momentos como registra Atos dos Apóstolos. Ao longo do quinto livro do Novo Testamento há episódios em que Paulo utiliza com desenvoltura seus dons mediúnicos, como ser inspirado a seguir ou não por determinados caminhos em suas viagens, promover desobsessão e curar doentes.

30 / Filosofia
Kardec estruturou o corpo teórico-doutrinário do Espiritismo não baseando-se em teorias ou conceitos pré-concebidos, mas sim em uma construção lógica, a partir de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores.

34 / Personalidade do Espiritismo
Anália Franco foi professora, jornalista, poetisa, escritora e fundadora de mais de 70 escolas, 23 asilos para crianças órfãs, dois albergues e uma colônia regeneradora para mulheres, entre outras benemerências.

36 / Sonhadores
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que mais tarde viria a ser conhecida como Irmã Dulce, iniciou suas ações de benemerência aos 13 anos e em seguida manifestou o desejo de se dedicar à vida religiosa.

38 / Infantil
As ações fraternas envolvendo as crianças continuaram intensas na escola, porque contribuem para o aprimoramento das virtudes e de valores como generosidade, senso de justiça e altruísmo.

40 / Gotas Poéticas
Uma poesia singular, denominada “Ave Maria”, do poeta Amaral Ornellas, é uma versão rimada de extrema beleza da conhecida oração Ave Maria. Foi extraída do livro Parnaso de além-túmulo, o primeiro psicografado por Chico Xavier.

42 / Dicas Culturais
Uma história de superação, esperança e crença na intuição (Arremessando Alto); um romance recheado de reviravoltas e muita emoção, com destaque para o perdão, a fé e o amor (Depois do Universo); e uma minissérie com detalhes de uma luta determinada pela sobrevivência (Respire), são as dicas de cinema.