SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 184 - Novembro/Dezembro 2022

Sumário

8/Filosofia
O conceito de equidade, amplamente discutido pela filosofia, vem responder questões atribuídas à injustiça, em face da generalização do princípio de que a lei deve igualar a todos.

10/Codificação
O nascimento de Jesus pode ser interpretado como uma oportunidade simbólica para que se iniciasse a transformação moral da humanidade e abandonasse o orgulho e o egoísmo representados pelo homem velho. 

12/Espiritismo
Uma intuição, um aviso, pode ser um sinal de que nossos anjos da guarda, ou mentores espirituais, estão por perto. Eles nos acompanham, ensinam, protegem e aprendem também.

14/Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 872 a 882 – Parte terceira: “Das Leis Morais”, capítulo X, Lei de Liberdade, Resumo teórico do móvel das ações humanas – e capítulo XI, “Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade”, 1. Justiça e direitos naturais - 2. Direito de propriedade. Roubo.   

19/Sonhadores
Louis Braille perdeu a visão aos três anos e percebeu desde cedo o despreparo das escolas para ensinar deficientes como ele. já adulto, começou a pesquisar sem descanso métodos de ensino até chegar ao sistema perfeito com pontos e traços em relevo. 

20/Crônica
Ao elevar nossa fé a Deus, a Jesus e a toda Espiritualidade superior, procuramos de forma humilde e sincera praticar o bem a todos sem olhar a quem, o que inclui até mesmo os que chamamos de “inimigos”.

22/Capa
• José Klörs Werneck pode ter se inspirado no ensinamento da pergunta 888 de O Livro dos Espíritos, em que São Vicente de Paulo nos conclama a ser caridosos. A caridade em questão não é apenas dar a quem pede, mas também o perdão e a indulgência, além de proporcionar esclarecimento e instrução. A Seara Bendita, que completa 71 anos em 03 de novembro, já nasceu com o propósito de dar mais do que pão a quem tem fome. Desde o início, essa casa de amor e doação põe a candeia de luz do Evangelho acima do alqueire, instrui e forma trabalhadores do bem.

• Quando completou 20 anos, a Seara já atendia “...100 famílias de prole numerosa, uma média de 500 crianças até 10 anos, com distribuição de gêneros de primeira necessidade, roupas, agasalhos, fortificantes às parturientes, enxovais para recém-nascidos e, eventualmente, utilidades domésticas”, conforme notícia publicada em O Trevo, veículo de comunicação doutrinária da Seara criado por Werneck. O tempo passou e estes números não pararam de crescer.

• Para conhecer melhor o Evangelho e a Doutrina Espírita, o estudo é fundamental, como já nos alertavam o apóstolo Paulo e o Espírito da Verdade. Os cursos oferecidos pela Seara Bendita seguem este propósito e são referência entre os simpatizantes do Espiritismo.

28/Cinema 1
Depois de inspirar vários livros, reportagens na mídia impressa e televisiva, documentários e estudos realizados por cientistas dos Estados Unidos e do Japão, chega ao cinema a história do médium José Pedro de Freitas, conhecido como Zé Arigó.

30/Cinema 2
O médium Zé Arigó passou de cidadão comum a um dos maiores fenômenos da mediunidade mundial e chamou à atenção da ciência por extirpar de seus pacientes quistos e tumores sem anestesia, sem dor, sem sangramento e com rápida cicatrização.

32/Crônica
O nome Nair de Morais sempre desperta gratidão, ternura e saudades no coração daqueles que tiveram a oportunidade de com ela conviver e aprender nos 37 anos que, sempre carinhosa, solícita e intuitiva, dedicou à Seara Bendita.

34/Personalidade do Espiritismo
Tia Adélia aliviava as dores do corpo e da alma com a imposição de mãos, tinha sempre uma palavra consoladora e abrigava quem precisasse. Soube como poucos praticar a máxima do ensinamento cristão: “Amai-vos uns aos outros”.

36/Lar Meimei
O encontro anual dos voluntários do Lar Meimei foi marcado pelo clima de confraternização, reencontro de amigos, oportunidade de conhecer novas pessoas e reforço do envolvimento com o gratificante compromisso de servir. 

38/Infantil
A turma animada da professora Aurinha, depois da aula sobre o que é caridade, teve como lição de casa pesquisar as diferentes formas de ajudar o próximo. No dia da apresentação, todos revelaram sua generosidade. 

40/Gotas Poéticas
O soneto “Rainha do Céu”, do poeta português Antero de Quental, é um louvor a Virgem Maria com versos que nos enchem de emoção. Faz parte do livro Parnaso de além-túmulo, o primeiro psicografado por Chico Xavier. 

42/Dicas Culturais
A esperança de salvar milhares de vidas (O soldado que não existiu); um fabricante de brinquedos incríveis, responsável por invenções fantásticas (Uma invenção de Natal); e a história de Ali Spencer, a garota popular e melhor aluna da escola que tem a vida transformada por um acidente (O sentido da vida) são as dicas de cinema.