SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 183 - Setembro/Outubro 2022

Sumário

08 / Filosofia
Quando se fala em Justiça, não se trata de regra aritmética e cabe perguntar: “Somos todos iguais? Temos os mesmos direitos”? O “Princípio da Igualdade” nos iguala em relação aos nossos direitos e obrigações.

10 / Reflexão
A morte nos assusta (...) É uma matéria que deveria constar do “curriculum” de nossa vida, mas não damos importância (...), como se falar acelerasse sua sombra sobre nós”.

12 / Religião
Será que é fácil amar os inimigos? Fácil não é, mas é o que recomenda Jesus, em Mateus 5:44: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam”.

14 / Estudando o Livro dos Espíritos
Perguntas 859 a 871 – Parte terceira: “Das leis morais”, capítulo X, Lei de Liberdade – 6. Fatalidade (continuação) – 7. Conhecimento do futuro. Eis o conteúdo desta edição com os comentários de Marcelo Bizzi.

20 / Especial
“Quem caminha descalço, jamais deve semear espinhos”. Essa frase tem sido um norte para Alex Melo na condução da ONG “Meu sonho não tem fim”, que completa 25 anos disseminando mensagens de paz, amor e respeito ao próximo.

21 / Sonhadores
Inconformado com a miséria e a opressão, Dom Hélder Câmara deixou um legado: “É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca”.

22 / Capa
• Entender o Apocalipse, o último livro do Novo Testamento, exige muito estudo e há vários estudiosos debruçados sobre essa difícil tarefa. Há quase dois mil anos, João Evangelista, exilado na Ilha de Patmos, escreveu o Apocalipse (revelação em grego) por inspiração – de forma consciente – ou a partir de uma visão mediúnica, em estilo literário cujo Livro de Daniel (Antigo Testamento) é sua principal referência.

Ser cristão em um ambiente dominado pelo politeísmo e se recusar a adorar o imperador como a um deus tornavam a vida bem difícil. Para incentivar os cristãos a não desistir da fé e indicar que Deus viria em seu socorro, o texto reflete o mundo daquele tempo, com a tirania e o domínio do Império Romano e a perseguição aos seguidores do Cristo.

A obra deixa margem a muitas interpretações, que vão desde um poderoso libelo à esperança como ainda uma manifestação da vingança divina contra os opressores, em que Jesus Cristo, o Cordeiro, se transforma em um leão, destinado a destruir todos os que não são servos de Deus.

31 / Lar Meimei
O Bazar do Lar Meimei cumpre um importante papel. Vende a preços simbólicos as doações recebidas, atende às necessidades da população carente da região e, ao mesmo tempo, se configura em fonte de renda.

32 / Filosofia
Edgar Armond e Ricardo Coração de Leão, personalidades conhecidas pelos espíritas brasileiros, se uniram por indicação de Ismael para realizar importante trabalho junto à Federação Espírita do Estado de São Paulo.

34 / Personalidade do Espiritismo
Defensor do Espiritismo “Científico”, Afonso Angeli Torteroli contribuiu para o nascente Espiritismo brasileiro ao fundar uma casa espírita, criar publicações e traduzir A Gênese, de Kardec.

36 / Crônica
Dois cegos que não percebiam Jesus humano perceberam Jesus divino e ao crerem ser ele capaz de os curar da cegueira – essa cegueira das nossas almas, as que nós nos infligimos –, curados ficaram.

38 / Infantil
A professora Aurinha atendeu à solicitação do aluno João Paulo e explicou a todos a Parábola do Semeador. A semente são os ensinamentos de Jesus, o solo fértil é o coração e o semeador é todo aquele que propaga o Cristianismo.

40 / Crônica
Não há um só ser humano que não anseie viver em liberdade. E por mais que tentem trancafiar ideias, o triunfo do bem será certo. Não há quem possa mudar o curso de evolução para um mundo melhor.                   

42 / Dicas Culturais
Estes são os destaques: um documentário sobre a trajetória da “Rainha da música country” (Shania Twain – Not Just a Girl); uma viúva que leva a sério os boatos e descobre grande quantidade de ouro enterrado em sua propriedade (Escavação); e assédio moral, relações tóxicas e bullying por parte de um professor de música (Whiplash: em busca da perfeição).