SIGA-NOS
Contato (11) 5534-5172 Área restrita

Seareiro 181 - Maio/Junho 2022

Sumário

08 / Especial
A primeira obra psicografada por Chico Xavier – Parnaso de além-túmulo – completa 90 anos e marca simbolicamente a transição do Espiritismo da França para o Espiritismo à moda Brasileira.

10 / Psiquiatria
Ser pai e mãe concentra o maior exercício do amor, porque apesar de tantos livros e orientações de profissionais habilitados, ainda assim a arte de educar os filhos é um dos maiores desafios da encarnação.

12 / Especial
Na maioria das vezes não reconhecemos que nossas boas intenções podem atrapalhar quem estávamos tentando ajudar. A ansiedade em resolver os problemas dos outros pode conduzir a conflitos.

14 / Estudando o Livro dos Espíritos
Perguntas 835 a 846 – Parte terceira: “Das leis morais”, capítulo X, Lei de Liberdade – 4. Liberdade de consciência. – 5. Livre-arbítrio. Eis o conteúdo desta edição com os comentários de Marcelo Bizzi.

19 / Sonhadores
“Sem amor e caridade uma flor tem mil espinhos, com amor e caridade um espinho tem mil flores.” Esta é a definição de como deve se comportar o verdadeiro espírita na visão de Antonio Bezerra de Menezes Cavalcanti.

20 / Cinema
Depois do sucesso do filme “Nosso Lar”, lançado em 2010, encontra-se em fase de produção “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros”, com roteiro baseado no livro Os Mensageiros, ditado por André Luiz a Chico Xavier em 1944.

22 / Capa
• Neste mês de maio de 2022, a Revista Seareiro completa 30 anos. Nasceu em maio de 1992 e não tem data para terminar. São três décadas de dedicação, foco e disposição de várias equipes de trabalho em levar aos leitores uma publicação cada vez melhor, pautada na divulgação da Doutrina Espírita. Ao longo dessa trajetória ocorreram tropeços, mas a publicação não se deixou abater e hoje colhe resultados positivos, não para ser motivo de vaidade, mas para mostrar que o esforço será sempre recompensado e que o amparo do plano espiritual nunca falta quando é genuína a intenção de servir.

34 / Personalidade do Espiritismo
Assistir a uma sessão na Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Liberdade, em 1881, fez Augusto Elias da Silva trocar sua indiferença religiosa por uma autêntica fé na Doutrina Espírita, vindo a criar dois anos mais tarde a revista Reformador. 

36 / Psicologia
O artigo “Vamos falar de sexo?”, ao responder questionamentos sobre a posição da Doutrina Espírita a respeito desse tema, discorre sobre conceitos e ensinamentos baseados em duas leis: a do amor e a da ação e consequência.

38 / Infantil
Dessa vez a turminha teve acesso ao livro sobre as parábolas de Jesus, por orientação da nova professora, que pôs em debate o ensinamento máximo do Cristianismo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

40 / Crônica
Citações bíblicas ricas de ensinamentos são repetidas por milhares de bocas, em variadas situações. A sabedoria que delas emana é notória, muitas pessoas as usam e, assim, elas vão passando de geração a geração.

42 / Dicas Culturais
Encolher as pessoas para preservar o planeta (Pequena grande vida), voltar de 2050 para 2022 para salvar o futuro (O Projeto de Adam) e a investigação para prender 11 assaltantes de banco (3 Toneladas – Assalto ao Banco Central) são os temas desta edição.