SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 180 - Março/Abril 2022

Sumário

08 / Especial
As experiências do reconhecido escritor Monteiro Lobato com a Doutrina Espírita, sua participação ativa em reuniões mediúnicas e a autoria de uma frase profética: “O Espiritismo será a religião do amanhã”.

12 / Psicologia
Saber como as crianças devem se relacionar com o dinheiro faz grande diferença na hora de educar. O interesse e as dúvidas de pais e mães sobre o assunto gerou o artigo de psicologia com esse foco.

14 / Estudando o Livro dos Espíritos
Perguntas 825 a 834 – Parte terceira: “Das leis morais”, capítulo X, Lei de Liberdade - 1. Liberdade natural. - 2. Escravidão. e - 3. Liberdade de pensar. Eis o conteúdo desta edição com os comentários de Marcelo Bizzi.

19 / Sonhadores
“Nunca compreenderemos o quanto um sorriso pode fazer.” Essa frase de Madre Teresa de Calcutá evidencia seu amor incondicional aos mais carentes, tanto de bens materiais quanto de atenção e afeto.

20 / Codificação
Uma data para ser lembrada. Foi em 9 de outubro de 1861 que Dom Antonio Palau y Termes, bispo de Barcelona, organizou um auto de fé para queimar em praça pública os livros espíritas enviados por Kardec. 

22 / Capa
• Muitos eventos da Doutrina Espírita acontecem em abril, como o Dia Nacional do Espiritismo e o Dia do Livro Espírita, ambos dia 18, além do nascimento do médium Chico Xavier, no dia 2 desse mesmo mês, em 1910. 
• A livraria José Klörs Werneck, da Seara Bendita, sempre acessível aos frequentadores da Casa, apresenta mais uma facilidade: a aquisição, pela internet, de qualquer um dos 500 títulos disponíveis. 
• Entre os títulos expostos na livraria da Seara alguns se destacam pela boa aceitação, como: “Simplesmente Francisco”, “No Rumo do Mundo de Regeneração”, “Caminho, Verdade e Vida” e “Renovando Atitudes”, entre outros. 

28 / Personalidade do Espiritismo
O médico Joaquim Carlos Travassos foi o primeiro tradutor da codificação, mas teve outro gesto grandioso: presenteou com um exemplar de O Livro dos Espíritos seu colega de profissão Bezerra de Menezes.

30 / Concurso
Ensaio sobre a obra psicográfica de Chico Xavier premia pesquisadores brasileiros em concurso nos Estados Unidos sobre as melhores evidências que comprovariam a existência da vida após a morte.

32 / Reflexão
Artigo do “Momento Espírita” mostra como o conceito de compensação norteou a pregação religiosa ao longo dos séculos. Quem fez o bem merece prêmio após a morte e quem fez o mal, castigo. E onde fica a razão?

33 / Poema
De quem são os filhos? Dos pais que os geraram? Do país onde nasceram? Khalil Gibran adianta que os filhos são da vida, com seus próprios pensamentos e responsabilidades. Suas almas moram na mansão do amanhã.

34 / Palestra
Mayse Braga, palestrante criadora do canal “Minuto com Mayse”, destaca a importância da prece. Conta que Chico Xavier, depois de um pequeno gesto de auxílio, recebeu um banho de luz pela prece da pessoa agradecida.

36 / Lar Meimei
Entre os vários cursos do Lar Meimei, um chega como parte do Projeto Viver de Bike e tem tudo para ganhar dimensão, pois ensina mecânica e destaca seu potencial econômico para estimular o empreendedorismo.

38 / Infantil
O “Pote da Gratidão”, proposto por Neuzinho, foi a atividade preferida da turma durante as férias. Todos passaram a enxergar, em tudo, motivos para agradecer e se sentir mais perto de Jesus.

40 / Gotas Poéticas
Os seres humanos são diferentes pela capacidade de sentir, mas a analogia a uma máquina revela a similaridade das engrenagens, inclusive com uma característica peculiar: vida útil ou prazo de validade.

42 / Dicas Culturais
Inseguranças e desejo de aceitação (Crush à altura), perseverança e dignidade em contraposição à intriga e o preconceito (A livraria) e um suspense revelando o poder do amor (Imperdoável) são os temas desta edição.