SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 179 - Janeiro/Fevereiro 2022

Sumário

08 / Codificação
Ao pesquisar sobre os pioneiros do Espiritismo no Brasil, a redação do Seareiro descobriu que em duas edições da Revista Espírita, Kardec citou jornais brasileiros que publicaram artigos sobre a Doutrina.

12 / Psiquiatria
Uma das causas da loucura é a obsessão, quando há influência de Espíritos desencarnados, e outra é uma disfunção ou lesão cerebral, mas em ambas há um estado mental grave de perda da razão.

14 / Estudando O Livro dos Espíritos
Perguntas 814 a 824 – Parte terceira: “Das leis morais”, capítulo IX, Lei de Igualdade (continuação) - 5. As provas de riqueza e de miséria. - 6. Igualdade dos direitos do homem e da mulher. - 7. Igualdade perante o túmulo.

19 / Sonhadores
Salvador Arena conhecia por nome e sobrenome a maioria de seus funcionários, e costumava parar tudo o que estava fazendo para prestar auxílio a qualquer um que estivesse com alguma dificuldade.

20 / Reflexão
Nossa alma cada dia tem uma cor diferente. Tem dias em que, mesmo com o sol brilhando, ela está nublada, cinzenta. Noutros, ainda que chuvosos, nossa alma pode estar amarela ou até cor-de-rosa.

22 / Capa
• Depois de quase dois anos de encontros por meios digitais e cursos on-line, a Área de Ensino da Seara retoma em fevereiro de 2022 as atividades à moda antiga, isto é, com professores e alunos frente a frente na sala de aula.

• Para quem deseja conhecer o Espiritismo, nada como uma imersão de dois anos estudando “O Livro dos Espíritos”. Seareiro traz os destaques do que o aluno receberá de conteúdo nos quatro módulos do Curso Básico.

• A partir das informações precisas de Allan Kardec em O Livro dos Médiuns os alunos passam a conhecer melhor o tema mediunidade e se habilitam ao trabalho voluntário na Área de Assistência Espiritual.

• Motivar o aluno a fazer sua transformação moral por meio dos ensinos de Jesus é o objetivo do curso de Educação Evangélica, que apresenta em três anos o Evangelho como caminho seguro para esse passo fundamental.

30 / Estudo
É um equívoco pensar que todas as Bíblias são iguais e que não importa qual seja a edição. Na hora de adquirir seu exemplar, o leitor precisa estar atento a duas condições: linguagem da tradução e notas explicativas. 

33 / Gotas poéticas
São muitas as coisas que o amor de Deus espalha pelo universo, desde a delicadeza da criação, da luz que alimenta a vida, da caridade, do respeito à existência e da prática incessante do bem. 

34 / Personalidade do Espiritismo
Eurípedes Barsanulfo abraçou a Doutrina Espírita aos 23 anos quando leu o livro Depois da Morte, de Léon Denis. Desencarnou aos 38 anos vítima da gripe espanhola e deixou um grande legado ao Espiritismo. 

36 / Pedagogia do amor
O que Pedro e Pepe têm a nos ensinar? Essa é a reflexão que esses personagens provocam, pois o simples contato com a natureza, mesmo vivendo na metrópole, pode operar milagres.

38 / Infantil
Antes da viagem de Neuzinho, que ia morar em outra cidade, a turma de amigos se reuniu para planejar as férias que passariam juntos, com muitas brincadeiras e aventuras ao ar livre, em sintonia com a natureza. 

40 / Comportamento
Estar em paz consigo, com a família, amigos e o mundo, ter mais facilidade de perdoar e, principalmente, aumentar a capacidade de não se ofender por qualquer coisa são sinais claros de evolução.

42 / Dicas culturais
Um atleta olímpico capturado pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial (Invencível), pais que decidem educar os filhos de uma forma inusitada (Dia do Sim) e uma fake news de desencarne de um pai de família (Premonições).