SIGA-NOS
Contato (11) 5534-5172 Área restrita

Seareiro 172 - Novembro/Dezembro 2020

Sumário

08 | Vibrações

O poder das vibrações é imenso. A partir do nosso pensamento, do amor que emanamos, uma energia com a nossa melhor intenção alcança o nosso próximo, e certamente vai lhe fazer bem.

10 | Especial

Espírito da Verdade” ou “Espírito de Verdade”? Essa sutileza gráfica deixa de existir quando buscamos a origem da expressão no Evangelho de João, capítulo 14, versículos 16 e 17.

O misterioso “Espírito da Verdade”, fundamental na orientação ao codificador, ainda provoca muitas dúvidas sobre sua identidade, porém, mesmo sem revelar o benfeitor, vários escritos de Kardec nos dão pistas de que poderia ser Jesus.

14 | Filosofia

O conceito de alma gêmea indica existir alguém exatamente igual a nós, que não haverá de se opor aos nossos desejos, mas alma gêmea como as pessoas sonham, e diz uma música de Fábio Jr., é uma amarga ilusão.

 6 | Estudando o Livro dos Espíritos

“Flagelos destruidores”, “Guerras” e “Assassínio” são os temas da Terceira Parte “Das Leis Morais”, Capítulo VI, referentes as questões de 737 a 747 de O Livro dos Espíritos comentadas por Marcelo Bizzi.

20 | Psiquiatria

A ansiedade é uma manifestação biológica normal do organismo frente a problemas ou ameaças da vida, mas se ela for constante e em grande intensidade pode tornar-se paralisante ou trazer sofrimento.

22 | Capa

Estudiosos de conceituadas universidades e centros de pesquisa lançam o Projeto Allan Kardec, portal com trabalhos científicos e originais da obra do codificador da Doutrina Espírita, cuja meta é tornar-se referência para pesquisas em todo o mundo sobre o tema.

De educador cético a defensor ardoroso da nova doutrina que codificou com o auxílio dos Espíritos, Kardec passou por cinco fases distintas. Na quarta, quando lançou O Livro dos Espíritos, passou a ser alvo de ataques da Igreja, da ciência e da imprensa.

O codificador do Espiritismo orientava-se por um rigoroso método científico e a seriedade do trabalho pode ser comprovada pelo seu cuidado de descartar antes todas as possibilidades de causas físicas para os fenômenos que chegavam até ele por um grande grupo de médiuns.

28 | Psicologia

Governos de todo o planeta muitas vezes destinam mais verbas para armamentos do que para educação, mas é com a educação que se pode plantar fraternidade e eliminar definitivamente as guerras.

30 | Religião

Sabemos que a Terra é um planeta de expiações e provas e que atravessa um período de profundas mudanças e transformações, mas isso não pode nos impedir de ser felizes.

A vida é um presente de Deus.

32 | Lar Meimei

Jovens moradores da Vila Joaniza aproveitam o curso de Auxiliar Administrativo, desenvolvido por voluntários no Lar Meimei, como oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.

34 | Bendita Semente

Fechada desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Seara Bendita reabre as atividades, agora em novas instalações. O atendimento ao público foi reiniciado em 19 de outubro de 2020 com a assistência espiritual A2.

36 | Infantil

Ao ser convidado para o Evangelho no Lar na casa de Irineu (Neuzinho), Julinho consegue levar os pais. O Plano Espiritual intui a mãe de Julinho e, mesmo havendo contratempos, conseguem chegar e a emoção toma conta de todos.

38 | Personalidades do Espiritismo

Defender as causas sociais e divulgar a Doutrina Espírita destacaram Jerônimo Mendonça Ribeiro, amigo inseparável de Chico Xavier. Por sua atuação, mesmo com limitações físicas, foi reconhecido como o “Gigante deitado”.

40 | Sonhadores

Avesso às regras institucionais da rígida escola russa, Janusz Korczak queria ser escritor, mas por insistência do pai tornou-se médico e passou para a história como um influente educador e defensor incansável das crianças.

42 | Dicas Culturais

Os vídeos indicados nesta edição convidam a pensar sobre os seguintes temas: o impacto das redes sociais na vida das pessoas, o rito de passagem para a maturidade e o multiculturalismo da sociedade norte-americana.