SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 158 Julho/Agosto 2018

Sumário

 

08 _ Espiritismo

Texto reproduzido da Revista Espírita, de agosto de 1865, editada por Allan Kardec, traz reflexões filosóficas profundas sobre o Espiritismo como ciência, que só traz conhecimentos novos quando os anteriores já foram assimilados pela sociedade, ou seja, quando for supérfluo pregar-lhe a caridade, a humildade e a abnegação. Em uma palavra, a moral.

 

12 _ Psiquiatria

Meditar é desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Meditação e medicina têm o mesmo radical, do latim medeor, cujo significado é “eu curo”. A prática da meditação pode gerar o equilíbrio de todo o organismo e ser um potente tratamento tanto curativo quanto preventivo, além de proporcionar o equilíbrio ao corpo e à mente.

 

14 _ Estudando o Livro dos Espíritos

A Parte Segunda de O Livro dos Espíritos – Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos – Capítulo XI – Dos Três Reinos”, compreendendo as questões 596 a 604a., e trata dos temas: “Ao animais e as plantas” , “Os animais e o homem” e “Metempsicose”, com claras informações sobre a evolução dos animais rumo à existência como Espírito humano.

 

18 _ Especial

Os sofrimentos fortalecem, mas, conforme a doutrina espírita, é fundamental aprender com eles e retirar os ensinamentos necessários à evolução. Deus põe a solução ao lado de cada problema e sua bondade não se limita à quantidade de palavras usadas na prece. Não é necessário rogar em altas vozes o nome do Pai, mas comportar-se como filho em essência.

 

20 _ Psicologia

Os nossos problemas e as nossas limitações só dizem respeito a nós mesmos e não cabe transferir qualquer responsabilidade. Os conceitos “escudo”, “trapaça” e “sabotagem” denunciam comportamentos desalinhados, impedimentos emocionais, dúvidas, temores infundados e o esquecimento de si. Romper com essas barreiras tornará a vida bem mais leve.

 

21 _ Personalidades do Espiritismo

Ermance Dufaux, a médium de Allan Kardec, psicografou em 1855, aos 14 anos, o primeiro livro distribuído e vendido: A história de Joana D’Arc por ela mesma. Antes, porém, já havia publicado a autobiografia do Luiz IX, ditada pelo próprio Espírito, mas foi censurada sob o argumento de haver críticas ao imperador Napoleão III e à igreja.

 

22 _ Capa

Um trabalho de amor que perdura há décadas é o destaque desta edição do Seareiro. O Lar Meimei, situado no coração de Americanópollis, região carente da Zona Sul paulistana, completa 35 anos de atividade intensa, alimentando o corpo e o Espírito de pessoas verdadeiramente necessitadas. Na festa para comemorar a data, a emoção tomou conta de todos. Acontecimentos cotidianos, que muitas vezes nem despertam tanta atenção, foram rememorados e constatou-se a grandiosidade da missão dessa casa abençoada, onde dezenas de voluntários se reúnem para acolher a comunidade e distribuir carinho, afeto, compreensão e esperança.

 

40 _ Gotas Poéticas

O poema “Meditando para a vida” revela uma viagem contagiante para um encontro com Jesus. Antes, porém, o viajante passa pelo reino vegetal, absorve a essência da natureza e mergulha fundo nas entranhas do “Eu”. Depois da grandiosa emoção do encontro, a renovação se apresenta e um novo caminho se manifesta em harmonia, paz e amor.

 

42 _ Dicas Culturais

Dois filmes sobre temas de épocas distintas. Um busca na história dos Estados Unidos a questão racial a luta dos negros pelos direitos civis, respeito e igualdade. Outro aborda um tema bem atual, o aparelho celular, e mostra como essa tecnologia que revolucionou as comunicações também contribuiu para uma significativa mudança nos padrões de comportamento mulher enigmática.