SIGA-NOS
Área restrita

Seareiro 154 - Novembro/Dezembro 2017

Sumário

8_Dos Leitores

É impossível não associar a temática do livro “Sentimento: a força do espírito” às lições do Mestre Jesus que nos legou o ensinamento de como chegar ao Pai. Quem se não ele seria o melhor exemplo dos sentimentos de confiança, amizade e amor?

12_Psicologia

Todo cuidado com a comunicação é pouco, pois, dependendo da forma empregada, ela poderá soar violenta. “Entre o que eu penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo.”

14_Especial

Pessoas de todas as idades suicidam-se por desespero com assuntos materiais. É preciso, às vezes, correr alguns riscos para fazer o bem. Faça a diferença na vida de quem percebeu que você está em outra “faixa” de vibração.

17_Ação Social

Uma lembrança boa quem não gosta! Uma doce recordação da infância, um suspiro, um sorriso impagável no rosto... Essas são algumas lembranças proporcionadas pela Seara a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em parceria com a Prefeitura.

18_Evangelho

“Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.” Essas palavras proferidas por Jesus no seu Discurso Profético revelam a era da transformação que chegaria para a humanidade.

20_Mediunidade

Os fenômenos mediúnicos, os dons e a atuação dos médiuns, conforme escreveu o apóstolo Paulo, em sua Primeira Carta aos Coríntios, são parte da Espiritualidade que está sob a administração do Senhor, que a reparte, conforme julgue necessário.

 
22_Capa 1 

A intolerância nossa de cada dia, o desrespeito ao outro e principalmente ao seu estágio evolutivo é o tema tratado nesta edição por Sylvio Montenegro. Ele mostra o que fazemos em nome de uma moral que julgamos ser melhor que a moral dos demais.


26_Capa 2 

Antonio Diomede discute a intolerância como um velho hábito arraigado à cultura. O exemplo mais remoto nos leva ao Jardim do Éden, quando Caim revela tamanha intolerância ao matar seu irmão Abel, por não suportar os melhores atributos do outro.

 

28_Psiquiatria

A genética não é determinante do adoecer, é apenas um dos fatores. Bons pensamentos, sentimentos e ações recorrentes ao longo da vida podem mudar a informação cármica do núcleo da célula, atenuando a intensidade dos sintomas depressivos.

 

30_Estudando o Livro dos Espíritos

Os comentários de Marcelo Bizzi nesta edição contemplam as perguntas 557 a 566 – Parte Segunda do capítulo IX do Livro dos Espíritos - Da Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal, tratando da Ação dos Espíritos nos Fenômenos da Natureza.

 

34-Educação

O estudo é fator preponderante para o desenvolvimento da razão e do discernimento e a falta dele levou inúmeras vezes o homem a cometer crimes e guerras cruéis em nome da religião e da fé. Devemos, sempre, associar o conhecimento à bondade.

 

36_Religião

O padre jesuíta, teólogo e filósofo francês Pierre Teilhard de Chardin publicou no início do século 20 um impressionante texto contrapondo religião e espiritualidade. Chardin tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia.

 

38_Infância e Juventude

Dar voz aos jovens e falar de temas do cotidiano contribui para sua integração às atividades da casa espírita. Assim, desde cedo, eles começam a entender o evangelho e a verdadeira caridade, dedicando toda sua energia à prática do bem.

 

40_Personalidades do Espiritismo

Aura Celeste, como ficou conhecida a médium Adelaide Augusta Câmara, foi contemporânea de Bezerra de Menezes. Sua mediunidade contemplava o dom da incorporação, audição, vidência, psicografia, cura, intuição e ainda tinha a faculdade da bilocação.

 

42_Dicas Culturais

Três filmes integram as dicas culturais desta edição. Um questiona o que é preciso para ser feliz, outro diverte com o tema da bruxaria que se passa em 1926 e o terceiro trata de uma aventura espacial, ficção e romance, entre dois jovens.

 

43_Gotas Poéticas

A bela música do Coldplay convida a viver as muitas vidas, as muitas experiências e destaca os compromissos assumidos em viver tudo isso por amor. A canção reforça que todos nós não nos damos conta da nossa força e da nossa divindade.