SIGA-NOS
Área restrita

SEAREIRO 150 – MARÇO / ABRIL 2017

22 Capa

O tempo passa, mas ideias vencedoras ficam. A metáfora do tempo embasa a longevidade de uma iniciativa singular, um “pequeno boletim”, que nasceu para instruir, ensinar e propagar a Doutrina Espírita para além dos muros da Seara Bendita. O Seareiro completa 25 anos. Viva!

8 Ciência

Quem controla as reações do cérebro? A parte física ou a mente? A psicóloga acupunturista Vanessa CalhiaraniLoschiavo discorre sobre a dualidade cérebro - mente, fazendo referência a O Livro dos Espíritos, questão 27, e a outras obras de cunho científico.

10 Psicologia

Questões diversas rondam o difícil momento em que o jovem presta vestibular, incluindo escolher a profissão, a concorrência às vagas nos cursos superiores e a aflição dos pais. Este é o tema desenvolvido pela Psicóloga Maria Alice Bahia Diomede.

14 Especial

Ulysses Vargas trata em seu artigo sobre a alegria, essa luz divina que alivia dores, cura doenças, afasta pensamentos negativos, neutraliza os medos e as dificuldades cotidianas, proporciona bem-estar e realimenta constantemente a fé.

18 Especial

Jesus realmente existiu? AntonioDiomede pesquisa o assunto e enumera incontáveis fontes que evidenciam a existência do Mestre, com seus ensinamentos transformadores, incluindo centenas de citações no Novo Testamento.

26 Educação

Como distinguir o bem do mal? Essa questão é respondida com clareza por Kardec em O Livro dos Espíritos, quanto trata das Leis Morais. O bem é o que está de acordo com a Lei de Deus enquanto que o mal é tudo o que dela se afasta.

30 Estudando O Livro dos Espíritos

Nessa edição, são estudadas sete questões sobre o tema “Pressentimentos”, que integra o capítulo IX - Da Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal, do Livro II, um aprendizado ímpar, que evidencia a influência dos espíritos e a infinita bondade de Deus.

34 Religião

O artigo que trata do Pentecostes discorre sobre sua origem, na era Mosaica, e aponta seu significado na era cristã, quando, no quinquagésimo dia da ressurreição de Jesus, os apóstolos foram inundados do Espírito Santo, ou seja, do dom da mediunidade.

46 Filosofia

A responsabilidade do médium é o tema desse artigo que trata de uma questão crucial da filosofia cristã: a caridade. “Dar de graça o que de graça recebestes” é uma lição de desprendimento e dedicação ao outro, principalmente aos mais necessitados.

44 Personalidades do Espiritismo

CairbarSchutel é a personalidade dessa edição, um discípulo de Cristo que dedicou sua vida à divulgação da Doutrina Espírita. Deixou um grande legado ao criar jornais, revistas, programas de rádio e escrever diversos livros sobre o espiritismo.

42 Gotas Poéticas

Texto belíssimo de Chico Xavier, “Tudo Passa” mostra a grandiosidade da fé como forma de superar todas as aflições.

43 Dicas Culturais

Tony Chagas indica filmes que destacam superação, coragem, determinação e amor, valores que jamais devem ser esquecidos.