SIGA-NOS
Área restrita

SEAREIRO 136 - Novembro / Dezembro 2014

22 Capa

Doação de órgãos: um ato de amor

O jornalista Ricardo Boechat, na revista IstoÉ, divulga uma notícia positiva: o número de transplantes no Brasil cresceu 7% em 2014 - de 13,2 para 14,1 por milhão de habitantes, em relação a 2013. Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos indicam o estado de Santa Catarina no topo do ranking - 32 doadores por milhão de moradores. A seguir, Ceará (26) e Brasília (23). O número de transplantes renais somou 5.630, de janeiro a dezembro, e de fígado 1.752 - ambos com alta média de 10% sobre 2013. Portanto, nossa reportagem de capa vem a calhar: vamos falar sobre transplantes, como o plano espiritual interpreta esse gesto de amor em benefício do próximo.

6 Dos leitores

Homenagem a dona Yone Arruda e outros recados enviados à Equipe Seareiro. Mande o seu também.

Colunas

8 Nosso convidado

A relatividade do tempo

O palestrante Estevão Camolesi nos convida a refletir sobre a eternidade: o que significa o fato de sermos espíritos eternos e porque é melhor aproveitarmos o tempo e cuidar do pouco, que é o dia a dia, porque o muito é uma porção de poucos juntos.

11 Ciência

Evolucionismo x criacionismo

Já chegou a hora de criacionismo e evolucionismo deixarem de ser ideias antagônicas, e passarem a ser complementares

12 Filosofia

A relação entre o Natal de Jesus e a nossa vida atual

O Mestre nasceu há 20 séculos, porém, seu nascimento reveste-se de perpetuidade. Quem ainda não sentiu a influência de Cristo ignora que Ele nasceu

14 Religião

O Deus verdadeiro

Kardec procurou formar a imagem de um Deus acreditável por meio de seus atributos, pois ainda muito nos falta para realmente conhecer e compreender Deus

20 Psicologia

Vamos nos afastar da negatividade

Aprenda algumas atitudes capazes de ajudar você a resgatar o seu dia do poço da negatividade, para que consiga voltar a sorrir

Especial

32 Almas iguais, mas tão diferentes

Nosso colaborador Aureliano Bonaldi, neste texto poético, nos diz: “São hoje pobres espíritos extraviados de ontem, nobres de outrora endividados, muitas vezes para o banquete divino foram convidados; pois representam a sofredora humanidade a buscar a verdadeira felicidade.”

36 Meio Ambiente

A água no mundo espiritual

Mensagem do médico Inácio Ferreira de Oliveira, recebida pelo médium Carlos Baccelli, pergunta: “Será que a atual crise de falta d’água não estará surgindo para nos ensinar a sermos muito mais cuidadosos com o planeta em que já vivemos, vivemos ou, ainda, haveremos de viver?!”

42 Gotas Poéticas

O maior brasileiro

Dom Pedro II é um dos autores dos poemas registrados no livro “Parnaso do Além Túulo”, de Chico Xavier. Conheça melhor o nosso imperador.

Estudos

16 Estudando O Livro dos Espíritos

Nesta edição ainda tratamos do sono e dos sonhos: “Não há esquecimento, porque somos um verdadeiro computador, de “memória infinita”, onde tudo fica registrado. Pode não ser lembrado no momento em que despertamos, mas está lá.”

Seções

38 Infância e Juventude

Evangelização Espírita Infantil é direcionada ao Espírito

Em 2014, a educação espírita infantil e juvenil completou cem anos no Brasil

40 Dicas Culturais

Nesta edição, a Revista Seareiro traz sete dicas de DVDs. Confira!